SHORTCUT | Formação "O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir" | Escola Básica D. Martinho Vaz de Castelo Branco | Póvoa de Santa Iria - 15.01.2020
- filhoslumiere
- 15 de jan. de 2020
- 1 min de leitura


Decorreu no dia 15 de Janeiro de 2020 mais uma sessão da acção de formaço do projecto Shortcut, "O Cinema: Ver, Ouvir, Sentir", na Escola Básica D. Martinho Vaz de Castelo Branco, na Póvoa de Santa Iria.
Esta formação incide especialmente nas questões de cidadania e direitos humanos, dirigida a jovens entre os 6 e os 19 anos de idade, procurando simultaneamente aprofundar a sétima arte como objecto artístico e modalidade de conhecimento da vida e do mundo.
Nesta sessão foram apresentados os recursos pedagógicos do projectos Shortcut, visionados um filme da colecção Shortcut - Canta (Mindeki) de Kristóf Deák assim como uma curta-metragem da colecção CinEd - Luzinha (Petite Lumière) de Alain Gomis, projecção seguido de uma conversa com a formadora da associação Os Filhos de Lumière, Ana Eliseu.
O programa europeu Shortcut (“Histórias Curtas, Grandes Questões”) é promovido pela Fundacja Centrum Edukacji Obywatelskiej (Polónia) e centrado no filme de curta-metragem como objecto artístico e no seu encontro com as questões fundamentais da cidadania e da inclusão.
Os Filhos de Lumière é responsável pela estratégia e o desenvolvimento do Shortcut em Portugal e insere-se numa rede constituída por quatro parceiros de quatro países que, para além de Portugal, são a Polónia, a Irlanda do Norte e a República Checa.
O projecto Shortcut tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.



Comentários