Fotograma do filme Aniki Bóbó de Manoel de Oliveira
03 Fev - 11 Mai 2008 - AUDITÓRIO de serralves
A programação do Momento Treze do Ciclo O SABOR DO CINEMA - que pelo sétimo ano consecutivo se propõe chamar e cativar novos públicos para o Cinema - obedece ao duplo imperativo de reflectir sobre a função / o funcionamento das imagens - em consonância com o quadro temático que anima este ano o trabalho do Serviço Educativo - e de estudar a transformação do olhar sobre os objectos em olhar objectivado - numa tentativa de agarrar a imperdível oportunidade de estabelecer um diálogo com a exposição Robert Rauschenberg, patente no museu até finais de Março.Apostados em honrar públicos já fidelizados e em chamar ao nosso círculo de espectadores-conversadores os muitos mais olhares que gostaríamos de trazer a este ciclos, é nossa preocupação prosseguir e aperfeiçoar o dispositivo de projecção-conversa, por um lado, e privilegiar não apenas a divulgação de obras de referência como a apresentação de experiências cinematográficas cujos resultados são menos conhecidos porque pouco ou nada difundidos nos circuitos de distribuição comercial, por outro. Na estimulante companhia de cineastas fora do baralho como Mekas, Vertov, Deren, Allen, Erice, Godard, descobriremos o trabalho de geniais experimentadores como Léger, Cunningham, Cage e Keersmaeker, questionando ainda e sempre, através de imagens-pensamento, a triste via do pensamento único.
Programação: Os Filhos de Lumière
O HOMEM DA CÂMARA DE FILMAR de Dziga Vertov, 1929, União Soviética, 68'
NOTES ON THE CIRCUS de Jonas Mekas, USA, 1966, 12'
BALLET MÉCANIQUE de Fernand Léger, Dudley Murphy, França, 1926, 19'16''
MONOLOOG VAN FUMIYO IIKEDA OP HET EINDE VAN OTTONE/OTTONE de Anne Teresa De Keersmaeker, Walter Verdin, Bélgica,1990, 6'
BEACHBIRDS FOR CAMERA de Elliot Caplan, Merce Cunningham, John Cage, USA
MESHES OF THE AFTERNOON de Maya Deren, USA, 1943, 18'
A ROSA PÚRPURA DO CAIRO de Woody Allen, 1985, 87'
O ESPÍRITO DA COLMEIA, Victor Erice, Espanha, 1973, 97'
O DESPREZO, Jean-Luc Godard, França/Itália, 103'
Comments