top of page
FOTO_CAPA.png

FORMAÇÃO DE PROFESSORES


Acção de formação acreditada com o formato de OFICINA (30 horas: 15 h presenciais e 15 h de trabalho autónomo) destina-se a professores (com um grupo de alunos), professores bibliotecários, mediadores culturais e a outros interessados. A oficina decorre ao longo de cerca de 3 meses e é realizada no âmbito dos programas europeus CinEd 2.0 (coordenado actualmente pela Cinemateca Portuguesa) e Shortcut (Histórias Curtas, Grandes Questões), que se centra no cinema como objecto artístico e como forma de reflectir sobre as interrogações fundamentais da cidadania, da inclusão e dos direitos humanos. É abordada uma forma pedagógica participativa que pretende contribuir para o desenvolvimento do aluno, na sua relação com o mundo e a sua comunidade, na construção da sua identidade e imaginário, aliadas a uma aprendizagem do cinema através da criação cinematográfica. 

A formação é estruturada a partir de 5 sessões com a duração de 3 horas com a presença de professores, mediadores culturais e, no caso das duas sessões de projecção, inclui os alunos. Assim são dispostas as sessões:

1ª sessão - Apresentação do programa e metodologia da oficina que pretende levar cada professor (e aluno) através de uma selecção de filmes e de recursos pedagógicos, a um questionamento e reflexão sobre o mundo e os seus habitantes, pelo encontro com a matéria e a criação cinematográfica.

2ª sessão - Projecção de dois ou três filmes de curta ou longa metragem incluídos na colecção dos programas CinEd ou Shortcut com a presença participativa de alunos. Dinamização de um diálogo com os participantes sobre as questões de cinema e de cidadania presentes em cada filme através também da matéria cinematográfica.

3ª sessão - Balanço intermédio do trabalho realizado pelos docentes (com os alunos em sala de aula) e proposta de novas pistas pedagógicas a aplicar, a partir das sugestões presentes nos cadernos pedagógicos do programa e nas dos próprios participantes.

4ª sessão - 2ª projecção-conversa de filmes de curta-metragem ou longa-metragem, com uma comparação entre os filmes e as questões de cinema e cidadania que estes sugerem ou levantam.

5ª sessão - Balanço final da oficina através da apresentação e reflexão sobre os trabalhos realizados por alunos com o apoio dos docentes participantes ao longo do trabalho autónomo e debate sobre a experiência partilhada na oficina. Esta formação implica um trabalho autónomo em contexto de sala de aula que pressupõe a aplicação das pistas pedagógicas trabalhadas nas sessões presenciais e nas propostas dos cadernos pedagógicos.

FORMATOS
Da escola primária ao liceu ou fora do meio escolar, são propostos vários itinerários pedagógicos com o objectivo de ajudar professores e mediadores a abordar os filmes com jovens públicos e a desenvolver o seu gosto pelo cinema.

As formações são propostas para promover a implantação do programa e familiarizar os professores e os mediadores com os materiais disponíveis. São elas:

 

Mídia
bottom of page