top of page
CARR_PARIS_SET24_CARD_5.jpeg

E*CCAJ - EXPLORANDO O CINEMA,
CEM ANOS DE JUVENTUDE

O programa pedagógico “Cinema Cem Anos de Juventude” é um projecto experimental de iniciação ao cinema.

 

O DFF (Deutsches Filminstitut & Filmmuseum) em Frankfurt am Main (Alemanha) está a implementar ao longo de três anos (2023, 2023 e 2024) um projeto ERASMUS +: Explorando O Cinema, Cem Anos de Juventude. E*CCAJ reúne um consórcio de instituições culturais e escolas da Alemanha, França, Bulgária e Portugal, bem como as universidades Sorbonne Nouvelle-Paris 3 e a Universidade de Bremen.


Este projeto tem como objectivo expandir e aprofundar o programa educacional francês "O Cinema, Cem Anos de Juventude" (CCAJ), liderado há mais de 25 anos pelo cineasta e teórico do cinema Alain Bergala, com a responsável pedagógica Nathalie Bourgeois, em conexão com uma rede internacional de parceiros.


As escolas participantes são selecionadas com base nos objetivos de diversidade e inclusão do programa Erasmus+. Em cada uma das quatro instituições (IGS Herder em Frankfurt - Alemanha, ObU Neofit Rilski em Dermantsi - Bulgária, Collège Thomas Mann em Paris - França, Escola Secundária Marquês de Pombal em Lisboa - Portugal), um par composto por um(a) professor(a) e um(a) cineasta trabalhando com um grupo de alunos sobre uma questão estética de cinema durante os anos escolares de 2022, 2023 e 2024. As apresentações dos filmes realizados em oficina estão a ser organizadas em Paris (verão de 2022), Frankfurt (verão de 2023) e Lisboa (verão de 2024). Outros alunos de onze países ao redor do mundo se juntaram a eles.


Este projeto Erasmus+ organiza uma reflexão sobre o tradicional e prestigioso programa "O Cinema, Cem Anos de Juventude", em consulta com duas universidades. É também uma oportunidade para os participantes questionarem a evolução pedagógica deste programa. Um “Digital Lab”, em sinergia com o site de recursos do CCAJ, promove o compartilhamento de reflexões e a troca de experiências entre os professores. Uma publicação para traçar a história e a especificidade do programa e contribuir para sua divulgação e posterior reconhecimento está a ser preparada para lançamento em breve.


O objetivo é permitir que outros atores da educação artística e cultural (instituições europeias, professores...) que compartilham os mesmos objetivos de inclusão aproveitem de forma sustentável os resultados do projeto.


Os parceiros ativos da E*CCAJ são o DFF - Deutsches Filminstitut & Filmmuseum, Frankfurt am Main, o coletivo Arte Urbana (Bulgária), Os Filhos de Lumière - Associação Cultural (Portugal), a Universidade de Bremen e a Universidade Sorbonne Nouvelle em Paris. “Explorando O Cinema, Cem Anos de Juventude” obtém o apoio pela ERASMUS+ e pela fundação ODDO BHF Stiftung.

UNIVERSIDADE SORBONNE NOUVELLE PARIS 3

A Sorbonne Nouvelle é um importante ator científico e cultural em Paris: articula uma oferta de treinamento multidisciplinar altamente qualificado e múltiplas atividades de pesquisa, focadas em línguas, letras, ciências humanas e sociais, artes e mídia. A colaboração entre um local de experimentação sobre línguas e artes, em particular o cinema, e um espaço de experimentação em torno da formação do olhar e da pedagogia da criação, parece ainda mais frutífera.

Esta contribuição será estabelecida no departamento de Cinema e Audiovisual da UFR Artes e Mídia. Este departamento está intimamente ligado à história do Cinema, Cem Anos de Juventude, Alain Bergala - que co-criou o programa com Nathalie Bourgeois - tendo sido professor nesta universidade. Ele também implementou, em 2007, um treinamento profissional intitulado: "Didática da imagem: criação de ferramentas pedagógicas e arte da transmissão" dentro do mestrado em Cinema e Audiovisual para formar estudantes em educação cinematográfica. Assim, em particular com a ajuda do curso Didática da Imagem, mas também em estreita colaboração com o laboratório IRCAV, Instituto de Pesquisa em Cinema e Audiovisual, os professores-pesquisadores envolvidos têm excelentes alavancas para avançar na exploração do Cinema, Cem Anos de Juventude.

UNIVERSIDADE DE BREMEN

A Universidade de Bremen (Universität Bremen) contribui - em cooperação com a Universidade Sorbonne Nouvelle - para avaliar o impacto da educação estética realizada no âmbito do programa Cinema, Cem Anos de Juventude, e para participar da reflexão sobre sua evolução.

Esta participação será baseada no IKFK (Institut für Kunstwissenschaft–Filmwissenschaft–Kunstpädagogik: Instituto de Arte - Cinema - e Pedagogia da Arte), que forma estudantes nas áreas de ciências da arte, estudos cinematográficos e educação artística, bem como no ZeMKI (Zentrum für Medien-, Kommunikations- und Informationsforschung: Centro de Pesquisa em Mídia, Comunicação e Informação) que gerencia a pesquisa no campo do cinema e da mídia, entre outras coisas, de uma perspectiva estética e histórica.

A Universidade de Bremen foi uma das primeiras na Alemanha a integrar o cinema - em sua dimensão estética e histórica - no ensino de futuros professores de arte e outros atores do setor cultural. Além disso, nos últimos 15 anos, ela ajudou a estabelecer uma pesquisa sobre a transmissão do cinema na Alemanha, em particular com uma série de publicações - tradução alemã da Hipótese Cinema de Alain Bergala (Kino als Kunst, 2006), Learning from the cinema, International perspectives on film education (ed. Bettina Henzler, Winfried Pauleit et al. 2010), Filmästhetik und Vermittlung (Bettina Henzler, 2013): estudo da abordagem estética da educação cinematográfica apresentada na Hipótese Cinematica (2002), trabalhando na experiência do Cinema, Cem Anos de Juventude.​ 

bottom of page