O MUNDO À NOSSA VOLTA | CINEMA, CEM ANOS DE JUVENTUDE - Escola Secundária Marquês de Pombal - Lisboa - 13.12.2018
- Os Filhos de Lumière
- 9 de jan. de 2019
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de mar.
A sexta sessão do Grupo 2 da oficina Cined - Crescer com o Cinema, do programa CinEd, teve lugar na Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema no dia 8 de Janeiro de 2019 juntando professores e alunos com Teresa Garcia e Djanira Oliveira, formadoras da associação cultural Os Filhos de Lumière. A sessão contou com a presença de José Manuel Costa, director da Cinemateca Portuguesa.
Conteúdos da sexta sessão:
- Visionamento do filme O Espírito da Colmeia, de Victor Erice,
- Apresentação do filme e conversa a seguir a projecção
As sessões de "CinEd - Crescer com o Cinema" alternam trabalho em sala de aula com os alunos, projeções em sala de cinema com as turmas e formação dos professores.
O filme O Espírito da Colmeiaintegra a colecção dos filmes CinEd do programa CinEd, programa europeu de educação para o cinema dirigido aos jovens, promovido pelo Institut Français e dinamizado em Portugal pela associação Os Filhos de Lumière em parceria, entre outros, com a Cinemateca Portuguesa.
CinEd é um programa europeu de educação ao cinema dirigido a jovens entre os 6 e os 18 anos, criado em 2015. Promovido pelo Institut Français (em Paris), o programa associa 10 parceiros europeus em 9 países (Bulgária - Arte Urbana Collectif / Espanha -– Associação A Bao A Qu / França - Institut français e La Cinémathèque française – parceiro pedagógico / Finlândia – IhmeFilmi / Italia -– GET Cooperativa sociale / Portugal - Os Filhos de Lumière / República Checa - Association of Czech Film Clubs ACFK / Roménia - NEXT / Lituânia - Meno Avilys).
O projecto CinEd tem o apoio do programa Europa Criativa/Média da Comissão Europeia e em Portugal do ICA – Instituto do Cinema e Audiovisual no âmbito do programa Ad Hoc.
Comments